terça-feira, 14 de julho de 2009

Veranópolis irá recolher lixo no interior do município

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis anunciou na quinta-feira, 9, o início da coleta seletiva de lixo nas comunidades do interior do município. O serviço, que será executado por funcionários da prefeitura, deve iniciar em agosto. A coleta será realizada a cada dois meses e recolherá papel, plástico, vidro e metal. Não serão aceitas embalagens de agrotóxicos.

O blog Natureza Viva entrou em contato com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis, Moacir Mazzarollo, para saber mais sobre a ação. Confira a entrevista:

Como vai funcionar a coleta?
A cada 60 dias, em datas e horários previamente agendados, caminhões da Prefeitura Municipal irão passar em todas as comunidades do interior realizando o recolhimento dos resíduos recicláveis. As informações referentes aos horários e datas serão veiculados de forma que a população rural tenha conhecimento vários dias antes da realização, para sua melhor organização.

Como os moradores devem proceder? Deixar o lixo separado?
Os moradores devem depositar o lixo nos salões comunitários de acordo com as datas agendadas, embalado em sacos plásticos separadamente: papel, plástico, vidro e metal. Somente resíduos recicláveis. Não serão aceitas embalagens de agrotóxicos, pois estas caracterizam um resíduo especial, que é recolhido uma vez a cada ano em uma campanha específica também promovida pela Prefeitura Municipal, concomitante à Semana do Meio Ambiente.

Qual é o objetivo desta ação?
O objetivo é conscientizar a população rural de que estes resíduos podem e devem ser reciclados, evitando desperdício de energia, tão fundamental para movimentar nossa sociedade contemporânea, bem como de que a disposição incorreta destes resíduos no meio ambiente gera uma poluição que contribuiria para afetar a qualidade de vida das gerações futuras.

Qual é a importância de recolher corretamente o lixo também no interior?
Fazer com que a população rural se conscientize que o resíduo daquilo que consumimos não deve ser jogado nos rios, beira de estradas, fundo de quintal, ou queimado, e sim fazer com que isso possa ser utilizado novamente, evitando desperdícios.

Quais são os perigos que o lixo pode trazer à agricultura?
Contaminação dos solos, cursos d'água e lençóis freáticos, impacto visual e mal-estar aos próprios moradores rurais, quebrando o elo de ligação com a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário