quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Dicas para promover economia de energia em condomínios

Você consegue imaginar seu dia a dia sem energia elétrica? Seria muito difícil para nós, que estamos acostumados aos confortos proporcionados, realizarmos nossas tarefas normais sem eletricidade... Por isso é importante consumirmos conscientemente, evitando gastos desnecessários que demandam mais energia e podem, combinados com outros fatores, desencadearem crises energéticas. Os condomínios residenciais são grandes consumidores de energia elétrica, por isso é tão importante a economia de energia em condomínios. A matriz energética brasileira ainda é muito dependente de usinas hidrelétricas - caso haja uma forte crise hídrica no país, a geração de energia será comprometida.
Devido a este e diversos outros fatores ambientais e sociais é que devemos adotar o consumo consciente de energia elétrica e acabar com o desperdício. Como os moradores de condomínios devem seguir regras internas, eles podem, mais facilmente, aderir a um conjunto de ações para reduzir o consumo de energia. Vamos apresentar algumas dicas para a economia de energia no seu condomínio... Algumas são simples e não requerem construções ou grandes investimentos e podem ser implantadas com uma campanha de conscientização para o uso racional de energia. Outras dicas já são mais complexas e necessitam de um planejamento e de projetos para serem implementadas. Confira algumas dicas:
1 - Tarefa obrigatória a ser praticada por todos é apagar as luzes ao sair do 2 - Desligue aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso, já que o stand-by (modo espera) aumenta o consumo em 20%;
3 - Os computadores também têm algumas técnicas para poupar energia como o "modo de espera" e até o hábito de desligar o monitor
4 - Chuveiros elétricos são os maiores consumidores elétricos de residências, representam cerca de 33% do valor da conta.

5 - A geladeira é o segundo maior vilão do consumo de energia, cerca de 23% do valor da conta. 
Fonte: www.e-cycle.com.br
Foto: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário