sexta-feira, 22 de maio de 2009

Canela recebe prêmio nacional

A cidade de Canela recebeu o Prêmio Destaque Nacional Municípios-Modelos na Preservação de Áreas Verdes e de Unidades de Conservação. A entrega ocorreu na terça-feira, 19, no Rio de Janeiro, no Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana.
.
O prefeito Constantino Orsolin foi quem representou a cidade no evento. "Esse prêmio nos honra, principalmente por divulgar o nome da nossa terra. Mais uma vez Canela está no caminho certo, ainda mais quando temos o reconhecimento no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, que nada mais é do que qualidade de vida para os canelenses"
.
Além de Canela, São Francisco de Paula foi a outra cidade gaúcha a ser contemplada com o mérito. O prêmio é concedido a cada dois anos pelo Conselho Diretor do Instituto Ambiental Biosfera, que para a seleção dos municípios criou uma comissão formada por professores, pesquisadores e estudiosos das áreas ambientais, de conservação florestal e de desenvolvimento sustentável.
.
Em uma filtragem prévia, foram escolhidas de duas a 30 cidades por estado com características favoráveis ao prêmio. Foram utilizados subsídios, informações e referências disponibilizadas em diversas fontes, incluindo o Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente, além de dados de Organizações não Governamentais. Outro artifício utilizado foi uma enquete com formadores de opinião da área e em veículos de mídia e internet.
.
No total, 30 municípios receberam o prêmio e apenas três estados foram agraciados com mais de um destaque.
.
O Instituto
Ao longo de 20 anos, o Instituto Ambiental Biosfera foi responsável pelo planejamento e realização de alguns dos maiores eventos ambientais já ocorridos no Brasil, incluindo os dois mais importantes congressos internacionais introdutórios à Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio’92).
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário