sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


Contato com o meio ambiente e animais auxilia no tratamento de deficiências motoras


Tratamento alternativo, a equoterapia ajuda no equilíbrio físico


Saúde, natureza e sensibilidade. Estas palavras podem traduzir a essência da equoterapia, uma prática onde o cavalo é um instrumento de reabilitação e educação para pessoas que buscam tratamentos alternativos de saúde.

A prática sobre o cavalo estimula o equilíbrio do ser humano com o meio ambiente. Segundo Fabiana Maria Kintschner, Instrutora de Equitação e proprietária da Equocenter  - Centro de Atividades Especiais, empresa sediada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul,  a marcha do cavalo é 95% semelhante à marcha humana, isto de acordo com Kintschner auxilia diretamente no tratamento motor, além de ajudar psicologicamente os pacientes.

Os benefícios são inúmeros que os praticantes possuem ao utilizar o cavalo como ferramenta do tratamento. A reabilitação do equilíbrio, força muscular, ajuste tônico e controle de tronco são os principais benefícios, segundo a Instrutora de Equitação.

A troca de energia entre o praticante e o animal faz toda a diferença no tratamento, segundo Laura Guerra Zago, fisioterapeuta da Equocenter. Ela ressalta ainda, que a relação com o meio ambiente estimula na recuperação dos pacientes.

Para saber mais sobre os benefícios da equoterapia assista a matéria especial do Projeto Natureza Viva.